Primeiros passos para abrir uma igreja
Além dos documentos necessários, veja outras pontos que devem ser levados em conta na hora de abrir uma igreja
O processo para abrir uma igreja não é complexo, mas exige atenção aos detalhes. Muito além do registro, é preciso se certificar de que está em um bom local, de que está dentro das regras e de que o trabalho vai atrair membros. Afinal, uma igreja é formada por uma comunidade. Então veja abaixo um resumo dos primeiros passos para se abrir uma igreja.
Escolha um local estratégico e flexível
Ao definir a região onde pretende abrir uma igreja, prefira alugar um imóvel. O aluguel te dá flexibilidade para escolher outro local, caso o número de membros aumente, por exemplo. Outra forma de se adaptar de maneira menos complexa é optar por galpões amplos. Eles podem ser ajustados tanto para um público pequeno, quanto grande.
Esteja atento às regras para abrir uma igreja
Uma igreja é livre do pagamento de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços prestados. Mas para garantir a imunidade, os bens devem estar no nome da instituição. Além disso, a finalidade deve ser restrita a realização de cultos, palestras, shows e outras atividades referentes ao trabalho da igreja.
Conquiste membros
Existem várias maneiras de conquistar membros ao abrir uma igreja. Uma das técnicas mais antigas é fazer uma visita ao comércio da região, entregando panfletos e convidando as pessoas a conhecerem a nova igreja. Ao receber os primeiros membros, peça para que eles convidem seus amigos.
Do mesmo modo, comece a trabalhar a evangelização online. Essa é uma estratégia excelente para aumentar o alcance dos projetos da igreja e chegar a um número maior de membros.
Contrate um programa de gestão de igrejas
Além de facilitar a realização das rotinas administrativas, um programa de gestão de igrejas garante maior controle e transparência na destinação dos recursos arrecadados pela igreja. Por outro lado, o uso da ferramenta ainda diminui burocracia e ineficiência, agilizando as tarefas.
Registre sua igreja
É verdade que muitos líderes começam o trabalho sem necessariamente fazer o registro da igreja. Porém, a melhor forma é cumprir as obrigações legais.
Se a igreja faz parte de uma congregação maior, o primeiro passo para abrir uma igreja filial é conseguir a autorização da sede.
Por outro lado, se for uma igreja independente, é só pagar a taxa de registro e protocolar os documentos em cartório de pessoa jurídica.
Veja os documentos necessários para abrir a sua igreja:
- Elaborar o projeto e Estatuto Social.
- Realizar uma Assembleia Geral de constituição da Associaçã
- Fazer a inscrição na Receita Federal (criação do CNPJ).
- Fazer a inscrição na Secretaria da Fazenda.
- Fazer o registro da entidade no INSS.
- Fazer o registro na Prefeitura Municipal.
- Cópias dos documentos do presidente e membros que irão assinar atas e estatuto social (CPF, RG, comprovante de residência).
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar na implantação do programa de gestão para sua igreja.